Retomando a rotina escolar. Caminhos para uma adaptação tranquila!

Vamos para a escola? Essa é a pergunta ou a afirmação que fazemos aos  nossos filhos. A resposta pode variar entre o sim e o não. Para alguns, rever os  amigos e retomar a rotina é feita com muito entusiasmo, para outros o fim das férias representa o fim da diversão e de dias livres de tarefas.

O fato é que as férias chegaram ao fim e agora, o que vamos fazer? Vamos para a escola!

Cada família e estudante vai gradativamente entrando na rotina novamente e  torna-se uma verdade que todos estamos nos adaptando, famílias, alunos e  corpo docente. Adaptar-se nada mais é do que se ajustar, estar dentro de um  processo contínuo de desenvolvimento, crescimento e amadurecimento.  É assim que os nossos pequenos alunos, adentram o universo escolar, com olhinhos atentos a todas as novidades e por vezes com lágrimas nos olhos, pois  a separação de seus familiares, gera insegurança.

Cabe aos responsáveis  demonstrar para seus filhos que este espaço novo é seguro e que ele vai se  sentir confortável. Conversar com seu pequeno, acolher seus sentimentos,  validar suas emoções e encorajá-los é o melhor caminho. “Crianças não se  adaptam sozinhas, precisam de segurança emocional, portanto quanto  mais acolhimento e suporte de pais e professores, mais rápido o cérebro  aprende a confiar nesse novo ambiente.” Diz a Neuropsicopedagoga Taise  Agostini. 

Os alunos “antigos” por assim dizer, e os recém chegados, em qualquer turma,  assim como os que estão em transição de segmento da educação infantil para o  ensino fundamental anos iniciais, dos anos iniciais para os finais e para o ensino  médio, também passam pelo processo de adaptação, conhecendo novos  professores com novas dinâmicas em sala de aula e para todas essas mudanças  o cérebro precisa se organizar, pois estará exposto a novas aprendizagens e  experiências.  

O Ensino Médio vem acompanhado de muita expectativa, uma vez que os alunos  estão cada vez mais próximos de fazer escolhas e tomar decisões que vão  impactar seu futuro fora do ambiente escolar.  

Independente da idade e segmento do seu filho ou filha, reserve um tempo, antes  das aulas começarem, para conversar sobre a ida a escola, o quanto é  importante estar nesse ambiente repleto de possibilidades e estímulo a aprendizagem significativa, diga-lhes o quanto é importante manterem atenção  na aula, compromisso com seus materiais e tempo de estudo e que além de tudo  isso a escola é um ambiente de respeito, de trocas e de estabelecer relações  saudáveis com seus pares, professores e demais colaboradores deste espaço. 

Os professores embora já acostumados a dar “start” em novo ano e nova turma,  também se adaptam a todo processo de conhecer um novo grupo e alinhar  expectativas, além de fazerem uma leitura do perfil dos alunos, para oferecerem  os melhores estímulos e alcançarem os objetivos para aquele ano escolar.  

A adaptação escolar se torna um sucesso quando responsáveis e professores estão em harmonia, onde cada um contribui com o que lhe cabe. Os  responsáveis transmitem segurança, validam os procedimentos da escola e  apoiam as estratégias adotadas para esse momento de transição. Os  professores, acolhem a família, a criança, e integram os alunos no ambiente, os  envolvem nas atividades com alegria e entusiasmo, tornando esse momento leve  e tranquilo. 

Fique por dentro do Elos, a Cultura Socioemocional do Euclides.

Algumas dicas práticas: 

converse com seu filho ou filha sobre o retorno a escola; 

envolva ele na organização dos seus materiais; 

acolha seus medos e inseguranças e os encoraje; 

mostre segurança na sua escolha por estar naquela escola – pergunte como foi seu dia e valorize as conquistas.

Que tenhamos um ótimo retorno escolar, que a alegria, leveza e entusiasmo tornem nossos dias incríveis.

Vamos juntos fazer um ano fantástico!  

Michelle Alves

Coordenadora do ELOS | Cultura Socioemocional do Grupo Euclides 

Pedagoga, Psicopedagoga e em processo de formação de Psicologia Positiva e Bem estar.

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