Um professor à frente do seu tempo!

Helio Izidoro Ventura, nasceu em 04 de Março de 1929 no Rio de Janeiro, Madureira.  Formado em Matemática, Filosofia e letras pela antiga U.E.G (Universidade Estadual da Guanabara, atual UERJ.  Sempre acreditou na educação como elemento transformador de uma sociedade. Era um sonhador e visionário. Um dos seus sonhos era fundar a Faculdade “Euclides da Cunha”. Em 1955, no dia 05 de Março, fundou o curso preparatório pré-militar na rua Maria Freitas, em Madureira. 

Ganhou uma bolsa de estudos pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) e estudou por um ano na Universidade de Moscou, na antiga União Soviética, o curso de Física dos Raios Cósmicos.

Uma Inspiração.

Quando retornou ao Brasil em 1967, assumiu a direção do ginásio “Euclides da Cunha” que se localizava na Rua Almirante Oliveira Pinto, 267, em Colégio. Em sua gestão, o nome da escola passou por transformações: Ginásio Comercial “Euclides da Cunha”, “Colégio Euclides da Cunha” e “Centro de Pesquisas Tecnológicas e Educacionais do Colégio Euclides da Cunha”.

Criou o “logo” e o uniforme da escola. A tocha, os dizeres em latim: Labor (Trabalho), Veritas (Verdade) e Sapientia (Sabedoria). O nome do colégio foi em homenagem ao grande escritor e jornalista “Euclides da Cunha”, autor da obra: “Os sertões”.

Em 1971, fundou com um grupo de diretores de escolas particulares a U.CO.CA (União dos Colégios Cariocas), cujo objetivo principal era pleitear benefícios que facilitassem as escolas.

Mantinha contato com políticos para obter melhorias e inovações para o bairro de Colégio, na cidade do Rio de Janeiro e Brasil.

Foi, por algumas vezes palestrante no Rotary club de Madureira e Irajá. Criou a Associação Comercial e Industrial de Irajá. Em 1981 a sede do colégio foi transferida para a Estrada do Barro Vermelho e Rua Toriba em Colégio.

Sua grande paixão era a Matemática. Foi Concursado da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro, assumindo como professor de Matemática. O seu ex professor, amigo e reitor da UERJ Saulo Diniz Wertz disponibilizou uma sala “maker” para seus estudos e pesquisas.

Outro elemento muito importante foi que ele em sua obra “Das Quadráticas à Quínticas” reduziu e simplificou uma grande fórmula matemática, além de “A teoria dos Grupos”, os dois livros foram publicados no Concurso do Inventor Nacional pela CEFET.

Amigo pessoal e compadre de Enéas Ferreira Carneiro, o ensinava Física, onde passavam as madrugadas às vesperas das provas da faculdade.

Na Universidade Castelo Branco, o chefe do departamento de Matemática, impressionado com sua inteligência, o convidava para participar de estudos e palestras.

Sua vida pessoal.

Na vida pessoal, casou-se com a professora e bióloga, Maria do Carmo de Andrade Ventura, tendo 4 filhos: Hélio Ricardo, Regina Helena, Rosáurea Helena e Raquel Helena. Em 03 de dezembro de 1987, faleceu aos 58 anos, vitima de um A.V.C. (acidente vascular cerebral)

Foi homenageado “post mortem” pela Câmera dos Vereadores do Rio de Janeiro em 28 de Dezembro de 1992, com a medalha Pedro Ernesto e a Moção pelos grandes e valorosos serviços prestados à Educação.

Hoje, o Grupo Educacional Euclides reverencia e agradece ao mestre Hélio Ventura os seus grandes feitos em prol de uma educação capaz de transformar muitas vidas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Ultimos posts

Como controlar as emoções?

As crianças podem desenvolver habilidades emocionais, por meio de práticas específicas. E isso é muito importante, porque quando elas desenvolvem essas competências, elas têm uma melhor qualidade

Leia mais →