O Grupo Euclides entende a importância da tecnologia para as nossas vidas. Mas também sabemos que há um momento e um lugar para tudo, especialmente quando se trata de nosso aprendizado e desenvolvimento em sala de aula.
A crescente presença dos celulares em nosso cotidiano trouxe muitos benefícios, mas também desafios, principalmente em ambientes educacionais. É crucial promovermos uma cultura de uso consciente e responsável dos celulares para garantir que nosso ambiente de aprendizagem permaneça produtivo e focado.
Aqui vão algumas razões pelas quais encorajamos o uso consciente do celular:
➤ Atenção Plena: Estar presente e focado melhora a compreensão das matérias em sala de aula.
➤ Respeito Mútuo: O uso consciente do celular demonstra respeito pelo esforço coletivo de aprendizado. Por exemplo, ao dar atenção total a uma apresentação de um colega, reconhecemos e valorizamos o tempo e o trabalho dedicados àquela tarefa. Da mesma forma, quando professores compartilham conhecimento, estar atentos sem distrações digitais mostra respeito e apreço pela oportunidade de aprender.
(*) O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou a proibição do uso dos celulares na Rede Municipal de Ensino, publicado no diário oficial em 2 de fevereiro. A decisão foi tomada com base em diversos estudos que indicam que o uso excessivo da tecnologia tem impacto negativo para os alunos no ambiente escolar.
No Euclides, a prioridade é o sucesso acadêmico dos alunos, e para isso, temos algumas diretrizes sobre o uso de aparelhos eletrônicos, não estão proibidos.
- Os celulares devem ficar guardados na mochila durante as aulas, exceto quando o professor autorizar seu uso para atividades pedagógicas.
- O uso recreativo dos celulares é permitido nos momentos de entrada, intervalo e saída. Assim, garantimos que a tecnologia seja uma ferramenta de apoio ao ensino, sem prejudicar o desempenho dos alunos.
Queremos que nossos alunos estejam equipados não apenas com conhecimento, mas também conscientes para navegar no mundo digital de forma eficaz e responsável.
Vamos juntos, alunos, professores e famílias, comprometer-nos com um uso mais consciente dos celulares em sala de aula, assegurando que a tecnologia nos sirva de maneira positiva e enriquecedora.
Por
Tatiane Bessa
Supervisora Pedagógica do Grupo Euclides
(*) Fonte: Prefeitura do Rio