O Lar Mãe Ritinha é uma Instituição Beneficente sem fins lucrativos, localizada no bairro de Irajá, desde 1976. Ele é mantido por doações, pois as idosas não têm condições de arcar com todos os custos.
Pensando nisso, neste mês de junho, nossos alunos da 1° Série do Ensino Médio – Turma de Humanas, lideraram um lindo projeto, com o intuito de ajudar o asilo.
Para finalizar o módulo de Cidadania e Participação e com o auxílio da professora Bárbara, da disciplina de Produção de Textos Itinerários, os alunos arrecadaram doações para o Lar Mãe Ritinha.
Por ser um projeto liderado pelos nossos alunos, nosso Colégio tornou-se o ponto de arrecadação e toda a nossa comunidade escolar abraçou a iniciativa, pois aqui no Euclides, nós buscamos a formação integral dos nossos alunos.
Queremos que eles se desenvolvam e que tenham um bom desempenho em todos os aspectos da vida, pois estimular a cidadania e a consciência social nos jovens, faz com que eles se tornem adultos conscientes dos seus direitos e também de seus deveres.
E para que tenhamos um mundo melhor, mais justo e solidário, acreditamos que essa transformação começa dentro da escola.
Segundo as diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio, o modelo de aprendizagem adotado pelas escolas deve ser focado na formação dos cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento, permitindo que os estudantes escolham itinerários formativos a partir dos seus interesses e projetos de vida e carreira.
Baseado nisso, o projeto de doação para o Lar Mãe Ritinha foi organizado seguindo as competências EMIFCG07 e EMIFCG09 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a turma de Humanas, que prevêem o reconhecimento e análise das questões sociais, com o objetivo de assegurar a tomada de decisões conscientes, colaborativas e responsáveis.
Dessa maneira, os alunos participam ativamente da implementação e avaliação de soluções para problemas sociais.
Assim, nossos Euclidianos da turma de Humanas poderão finalizar o período escolar cientes da importância de projetos voltados para o bem comum e prontos para colaborarem para uma sociedade melhor.