Coração, cabeça e estômago de Camilo Castelo Branco

O autor

Camilo Castelo Branco foi um dos maiores nomes da literatura portuguesa de todos os tempos. Nascido em Lisboa no ano de 1825, o autor acabou se tornando órfão na infância e passou por uma série de complicações até ir morar com familiares próximos. Suas obras são reconhecidas pela retratação fiel de determinados aspectos da cultura popular de seu país, pela complexidade psicológica de seus personagens e por suas referências românticas.

O autor possui uma grande lista de produções literárias que variavam de poesias até novelas passionais, as quais deram a ele um grande destaque. Uma de suas principais obras foi publicada no ano de 1863 e chamava-se “Amor e Perdição”. Na obra referida, Castelo Branco apresenta personagens com uma série de questões psíquicas e sentimentos mal resolvidos que acarretam em um escândalo de adultério. Acredita-se que “Amor e Perdição” é uma descrição de seu romance com Ana Plácido, uma das muitas mulheres que teve ao longo de sua vida. A suposição de uma possível referência a sua própria história se deu porque Camilo havia sido preso por um tempo em uma acusação de adultério enquanto estava casado com Ana.

Podemos dizer que Camilo Castelo Branco foi um dos primeiros portugueses a viver exclusivamente da literatura, sendo reconhecido como um autor do segundo momento do romantismo português. Apesar do título, ele não se identificava com nenhuma escola literária do momento em que viveu.

 

A obra

Coração, cabeça e estômago é uma novela satírica publicada em 1862, cerca de um ano antes do autor atingir o grande público com a sua polêmica obra “Amor e Perdição”. Através desse trabalho literário conseguimos conhecer um pouco mais de Camilo Castelo Branco, autor que modifica a literatura com a construção da narrativa em três partes, sendo coração o momento da juventude, cabeça a vida adulta e estômago a terceira idade.

Para além da originalidade da divisão da narrativa, podemos mencionar que Castelo Branco trouxe uma inovação para o período com a construção de narradores personagens. O livro se inicia com um diálogo entre Silvestre da Silva e seu amigo, ao qual ele teria deixado uma sequência de manuscritos para a publicação após a sua morte. A ideia era que esses escritos pudessem formar um livro de sucesso que garantiria retorno financeiro para quitar as dívidas do falecido personagem. Acredita-se que o amigo sem nome que teria ficado encarregado desta missão poderia ser o próprio Camilo Castelo Branco, o qual seria autor e um dos personagens de sua própria obra em uma espécie de metalinguagem.

Deve-se dizer também que a obra apresenta determinadas críticas sociais à sociedade da época que vai se desiludindo com o avanço das imposições burguesas que recebemos ao longo da vida. O brilho nos olhos de um jovem apaixonado vai se desfazendo com as demandas por lucro, produtividade e desencantos de seu trajeto.

 

A fase coração

A fase do coração toma conta de grande parte da novela satírica, sendo caracterizada pelo momento de juventude do falecido Silvestre. Nessa altura do livro o personagem é descrito como um jovem romântico que se apaixona por sete mulheres diferentes e tem sete desilusões amorosas. Parte dessas mulheres simplesmente não desenvolvem nenhum tipo de interesse por Silvestre, outras o enganam, outras seriam comprometidas ou então o personagem não conseguiria desenvolver uma relação tão intensa quanto gostaria, até que ele conhece Marcolina.

Silvestre conheceria Marcolina sentada em um banco do cais, de onde contou-lhe a sua triste história de vida. Ao sentir uma conexão com a moça o personagem principal teria a levado para morar em sua casa na cidade de Sintra, porém essa junção significou um grande alvoroço na sociedade da época já que Silvestre e Marcolina não eram casados e a moça não possuía uma boa reputação. Em um curto período de tempo, Marcolina morre e é como se o coração de Silvestre o abandonasse também.

Vale ressaltar que nesse primeiro momento o personagem é altamente influenciado pelos romances e poemas que conhecia, assim como tenta incorporar a sua personalidade o arquétipo romântico que o leva a uma série de excessos em seu comportamento. É uma fase de ponderação para os leitores que são envolvidos por situações constrangedoras.

 

A fase cabeça 

A fase da cabeça não é muito longa mas também deve ser analisada pelo leitor com muita atenção. É o período da vida de Silvestre em que ele supostamente seria mais sábio, utilizaria da razão em suas decisões, realizaria planejamentos para o futuro e também estaria um pouco enfadado de seu cotidiano. É o momento que o personagem desconstrói o seu arquétipo romântico e se vê em uma grande tristeza e monotonia.

Na fase cabeça percebemos que o personagem se dedica muito mais ao seu legado profissional, mudando-se para a cidade do Porto para ser jornalista e escrever alguns artigos que acreditava que lhe dariam boa fama. Aqui ele se frustra por mais uma vez, já que sua vida segue sem estar da forma como ele gostaria que estivesse. O jornal que Silvestre trabalhava acaba fechando e o personagem entra em uma grande reflexão sobre a vida, seu rumo e o que deveria fazer a partir deste ocorrido que o deixa afundado em dívidas.

Silvestre então percebe que a sociedade estava muito corrompida e cogita a possibilidade de ceder a tais imoralidades. Em dado momento dessa fase percebemos que ele considera casar-se com uma mulher rica que pudesse gerar estabilidade financeira para a sua vida. O personagem começa a observar certas mulheres promissoras que viviam no Porto e se depara com Mariana, moça que seria alvo de seus interesses, mas o levaria a uma situação muito mais complexa socialmente por estar prestes a se casar. O pretendente de Mariana era o Dr. Anselmo Sanches, homem que sabidamente possuía um caso com a brasileira Rita e teria inquietado Silvestre por cometer adultério. Como uma forma de tentar resolver a sua situação, o personagem decide utilizar de seus dotes literários para escrever um artigo detonando o homem, acreditando que a sociedade se indignaria com a situação. Aqui temos o fim da carreira de Silvestre já que a sociedade fica ao lado de Dr. Anselmo e acredita que o personagem estava divulgando difamações. O ocorrido faz com que o personagem volte a sua aldeia de origem.

 

Análise (fase cabeça)

Vale ressaltar que para além de uma fase de frustrações pessoais, é um momento da novela satírica que percebemos outros elementos que Camilo Castelo Branco teria desenvolvido. Aqui ele estaria concretizando alguns questionamentos aos padrões de beleza das mulheres da época, principalmente ao arquétipo das heroínas dos romances franceses que deveriam sempre ser pálidas, insuficientes, frágeis e magras. Como contraponto a esse padrão, ele apresenta as personagens femininas do Porto e Brasil, que seriam “carnudas”, vistosas, saudáveis e “avantajadas”. Sobre a validação dessa crítica, existem alguns questionamentos por parte dos leitores atuais, em especial mulheres, principalmente pela forma como as representações da mulher brasileira são feitas nessa obra. Ainda na primeira fase (coração), Silvestre teria tido uma grande paixão por um “mulata brasileira Tapinoioio” e agora, na segunda “fase” (cabeça), o autor apresenta-nos Rita, a amante de Dr. Anselmo. Nos dois momentos em que se fala sobre personagens mulheres brasileiras, Camilo Castelo Branco as descreve como figuras sensuais, libidinosas e que colocavam seus desejos carnais à frente da razão.

 

A fase estômago

A fase estômago estaria associada a questões instintivas da vida na terceira idade. A ideia era ter uma vida tranquila, sem muitas preocupações e novas aventuras já que seu corpo não correspondia tão bem quanto antes. É o momento de acomodação na sua antiga cidade de origem, onde despretensiosamente Silvestre se tornaria uma liderança política e teria melhorado um pouco as suas finanças. A sua estabilidade maior começa quando conhece Tomazia, filha de um sargento que a oferece em casamento. A moça teria 26 anos e para os padrões da época já deveria estar casada, ainda sim, existia uma boa diferença de idade entre Tomazia e Silvestre. Aqui o personagem fica calmo, acomodado e sendo cuidado por sua esposa em um tranquilo fim de vida.

 

 

 

 

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