Dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo informar a população, para diminuir a descriminação e o preconceito sobre esse transtorno.
Conhecido como Transtorno de Espectro Autista, o TEA é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, os processos de comunicação e a interação social. Com isso, o transtorno pode causar diferentes tipos de atrasos ou desvios na aprendizagem, em diversos aspectos e fases da vida.
Aqui no Colégio Euclides da Cunha, entendemos a necessidade da inclusão de crianças e adolescentes autistas em sala de aula e sabemos que isso requer adaptações e estratégias diferenciadas.
Pois após o diagnóstico, que acontece normalmente nos três primeiros anos de vida, alguns exercícios de habilitação são importantes para estimular certas questões, como a dificuldade na comunicação e certas capacidades funcionais.
Essas características demandam cuidados específicos e acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida. Por isso, estamos sempre prontos para recebê-los e entregar todo o suporte necessário, com um bom acolhimento e através de uma educação inclusiva de qualidade.
Em sala de aula, os alunos com TEA participam ativamente, junto com todos os outros colegas, respeitando sempre a compreensão e percepção de mundo apresentada por cada um.
Por isso, as avaliações são adaptadas às suas necessidades e seu desenvolvimento é avaliado integralmente, mas de acordo com suas especificidades.
Assim, nosso Colégio conta com uma excelente equipe de mediadores para auxiliar no aprendizado de cada aluno com TEA. Esse apoio é realizado de maneira única e particular.
Nesse processo, a relação família-escola também é muito importante! Confira abaixo o depoimento da Thainá, mãe do Eduardo, nosso aluno da Educação Infantil.
“Ele, como autista severo, não tinha o entendimento de muita coisa e sofria com crises fortes comportamentais, sem controle nenhum do próprio corpo. Não foi fácil para nenhum profissional da escola e nem para a família. Mas juntos travamos uma batalha com muito aprendizado!
O Colégio Euclides da Cunha foi perfeito em sua posição, sempre me ouvindo para se aprimorar cada vez mais. É realmente uma instituição que se adapta ao seu filho, e não o obriga a mudar para se encaixar.
Sou muito grata a escola como um todo, assim também como aos professores, mediadores e à coordenadora, que foram mais que profissionais, foram humanos e totalmente empáticos à situação, entregando além de exemplar profissionalismo, muito amor, carinho e dedicação.”
Desta forma, o Colégio Euclides da Cunha acredita em uma educação inclusiva de qualidade.
Todos somos iguais e ao mesmo tempo, todos somos diferentes. Mas a educação é o que nos move!