Qual o seu papel como colaborador no processo de aprendizagem?
A Neurociência na Educação tem como objetivo usar os estudos de como o cérebro reage a determinados estímulos e correlacionar com os aplicados em sala de aula, para que se obtenha resultados.
A Neurociência na prática.
A ideia é desmistificar a neurociência para o professor, facilitando a sua aplicabilidade nas aulas e assim abordar a temática de uma forma mais clara e intencional. Dessa maneria é possível que, por meio das atividades escolares, o conteúdo apresentado faça a diferença no processo cognitivo e seja facilmente assimilado pelo aluno.
Hoje, a neurociência tem se debruçado numa abordagem mais simplificada para o professor, pensada na assertividade do conteúdo aplicado, e para que o processo de ensino seja mais efetivo e assim, o aluno tenha mais facilidade em assimilar os conteúdos.
Há uma preocupação de se criar atividades, não só lúdicas, mas de modo geral que façam essa ponte, entre o ensino e o aprendizado, e que consiga alcançar o aluno de maneira mais eficaz.
Por
Raphaella Souza Moreira
Especialista em Educação Bilíngue e em Neurociência aplicada à educação