5 maneiras de ensinar a criança a ter mais paciência

A impaciência também atrapalha a vida das nossas crianças. Sabemos que lidar com os conflitos e as necessidades do mundo não é uma tarefa fácil para elas. Por isso, é de grande importância que a paciência seja trabalhada desde a primeira infância, fazendo com que a criança se torne um adulto paciente, educado e respeitoso com as outras pessoas.

Esse processo não é fácil, mas neste post, separamos 5 dicas para ajudar vocês a ensinar o seu filho a ter mais paciência. Confira!

1 – Não deixe ela te interromper! 

Você tem que ensinar ao pequeno a ter paciência e aprender a esperar. Caso ele te interrompa, fale frases como: “Espera um pouco, já falo com você!”. É muito importante a criança saber diferenciar o momento de fala do momento de escuta. Assim, ela irá se tornar um adulto educado, que respeita e não interrompe outras pessoas.

2 – Evite falar sobre datas especiais.

Se a criança é muito impaciente, evite anunciar o que vai acontecer com muita antecedência. Você contar o que está por vir, faz com que a criança fique agitada e ansiosa. Para ajudar nesse processo de controle de sentimentos, uma boa alternativa é utilizar o calendário. Com ele, a criança entenderá o processo da passagem do tempo.

3 – Fuja das pequenas mentiras!

Não diga “É rapidinho!” ou “Já estamos chegando!”, se não for verdade. Se o trajeto é longo, não adianta mentir! Por mais inofensiva que pareça a mentira, isso aumentará a ansiedade da criança.

4 – Demore mais para responder.

Toda vez que a criança chamar e você não puder responder, você não deve parar o que está fazendo para atendê-la. Demore mais um pouquinho e explique que você não pode agora.

Mostre, por exemplo, que você não pode parar de trabalhar para sentar e ir brincar, pois o que você está fazendo também é importante. Se toda vez que ela te chamar, você largar tudo que está fazendo para atendê-la, ela irá se acostumar com esse tipo de situação e não se tornará um adulto paciente, que espera e respeita o tempo de todos.

5 – Dê o exemplo! Seja paciente!

Quando a situação for ao contrário, mostre que você também é paciente, não exija as coisas na hora e dê o tempo necessário. Afinal, você precisa ser o exemplo!

 

Gostou? Compartilhe com todo mundo e nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas como essa.

* Referência: escoladainteligencia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Ultimos posts

Como controlar as emoções?

As crianças podem desenvolver habilidades emocionais, por meio de práticas específicas. E isso é muito importante, porque quando elas desenvolvem essas competências, elas têm uma melhor qualidade

Leia mais →