As crianças podem desenvolver habilidades emocionais, por meio de práticas específicas.
E isso é muito importante, porque quando elas desenvolvem essas competências, elas têm uma melhor qualidade de vida, estão mais preparadas para os desafios e também possuem uma boa relação com as pessoas ao redor.
Além disso, as habilidades emocionais dão condições para uma formação mais equilibrada, como cidadão e indivíduo.
Assim, a educação socioemocional é o meio em que os alunos aprendem, dentro da escola, a gerir bem suas emoções. Eles aprendem a aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias, que serão usadas tanto no ambiente escolar, como na vida profissional e pessoal.
As dinâmicas da educação socioemocional, nas escolas, preparam os alunos para lidar com diversos tipos de sentimentos, como o medo, a raiva, a saudade, o carinho, o amor, a tristeza, a insegurança, entre outros.
Elas permitem que os alunos tenham mais foco, se preparem para exercer lideranças e falem melhor em público.
Como consequência, os alunos otimizam o processo de aprendizagem e se tornam mais disciplinados, trazendo benefícios para a vida escolar e pessoal.
Aqui no Colégio Euclides da Cunha, entendemos a importância de uma boa educação socioemocional, para que os nossos pequenos se desenvolvam da melhor maneira possível.
Por isso, disponibilizamos aulas sobre o tema, para que nossos alunos consigam entender e lidar com todos os seus sentimentos, se tornem adultos concentrados, empáticos e que reconheçam seus pontos fortes e fracos.
No Euclides, nossos professores estão envolvidos no trabalho com as competências socioemocionais. Um exemplo é a Contação de Histórias, no qual os educadores leem uma historinha para os pequenos e conversam sobre os sentimentos dos personagens. Em cima disso, a turma pode observar e debater acerca de suas próprias emoções.
Confira abaixo o depoimento da Tia Larissa, técnica responsável pelas dinâmicas do nosso projeto socioemocional.
“Durante essa semana em casa e em meio a tantas informações, é normal que as crianças se sintam mais estressadas e nervosas. Por isso, decidimos trabalhar a importância da calma e quais emoções nos impedem de tê-la.
Com auxílio da história “Pedro vira porco-espinho”, tratamos de forma lúdica a raiva e o estresse, enfatizando a necessidade de se tranquilizar quando as coisas saem do nosso controle.
E para materializar os ensinamentos, aprendemos o Relaxamento do Balão, que consiste em um exercício de respiração profunda para alcançar a tranquilidade.
De olhos fechados nos imaginamos como balões: inspirando, conseguimos encher o balão de alegria e calma, e expirando, o esvaziamos expulsando o medo, a raiva e o nervosismo.”
Assim, é fundamental que, em casa, os pais também procurem saber sobre os sentimentos de seus filhos. Afinal, a família é a base para a educação da criança.
Por isso, para obtermos bons resultados em sala de aula, é importante mantermos uma comunicação alinhada, com o objetivo de fortalecer a saúde emocional dos nossos pequenos.