Você sabe o que é a Educação Socioemocional? Baixe o e-book e saiba como essa disciplina contribui para o aprendizado do aluno.
Vivemos num mundo que está em constante mudança e a educação também acompanha esse processo. A educação socioemocional faz parte dessa transformação e para tal, é necessário que as emoções estejam claras e em sintonia com os diferentes ambientes e momentos.
Mas você sabe o que é a Educação Socioemocional?
A Educação Socioemocional é um processo de ensino aprendizagem que vai além dos conteúdos específicos de cada matéria. Ela auxilia o aluno na identificação de suas emoções, por meio do autoconhecimento, aprendendo a geri-las para que se torne protagonista de seus objetivos.
A escola é um espaço de desenvolvimento de competências, ao longo dos anos e por meio de encontros, os alunos debatem diferentes temáticas trazidas por eles, ou apontadas como necessárias pela a escola, levando-os a reflexão.
Na Educação Infantil, a educação socioemocional, por meio de brincadeiras, histórias e filmes trabalha o EU, o OUTRO e NÓS.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o socioemocional traz à tona temas relevantes e que têm surgido com frequência no âmbito escolar, além de aprofundar questões que surjam no dia a dia, tais como:
- Minha família é diferente da sua, e aí?
- Bullying – o que significa de verdade?
- Inclusão – Eu posso fazer a mesma coisa que vocês?
- Eu, o outro e nós (as relações interpessoais)
Com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e no Médio, a RODA DE CONVERSA dá a eles a direção para o uso adequado do tempo no momento de estudo, além disso, ajuda a planejarem e a executarem ações que colaborem com a resolução dos problemas que afetam a qualidade da aprendizagem e das relações sociais vividas na escola.
Para os alunos do 9º ano ao Médio, o socioemocional trabalha de forma focada em áreas na vida do aluno e que vão resultar no seu comportamento e resultados na vida adulta, pessoal, social e profissional.
No pessoal, os estudantes trabalham o autoconhecimento, para descobrirem quem são e se reconhecem como sujeitos, o que gostam, o que querem, quais habilidades possuem, entre outros. O autoconhecimento também favorece que o aluno se aceite como é e fortaleça sua autoestima – habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal.
É no ambiente social que envolve as relações interpessoais, o reconhecimento do estudante como cidadão e seu papel na sociedade e a realidade do mundo em que vivem.
Na área profissional, o foco está no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atender às exigências do mercado de trabalho, como conhecimento teórico e prático sobre cada área de atuação. Para se adequar ao perfil do profissional do futuro e à constante transformação do mercado de trabalho, é preciso abordar temas como a criatividade, uso da tecnologia, empreendedorismo, habilidades socioemocionais e entre outros.
Por Katia Katia Moura – Psicopedagoga e Coordenadora do SAEE