Dia do Livro Didático
27 de fevereiro
A importância do livro didático em meio a explosão de informações na internet.
Depoimentos dos nossos parceiros: Edify Education, Sistema de Ensino PH e Sistema de Ensino Anglo
Por:
Viviane Jesus
Coordenadora Pedagógica Sênior da Edify Education
@edifyoficial
“Um mundo se abre nas páginas de um livro…
Seja com A Colecionadora de Pedras, seja com A Bela Borboleta, é inegável a mágica dos livros no desenvolvimento das nossas crianças.
No entanto, não podemos nos esquecer que, ao lado da literatura, o livro didático é também peça fundamental na aventura instigante de aprender.
É através deste que, desde cedo, nossos alunos entendem as inúmeras possibilidades de descobertas nas páginas de um livro.
Diante da transformação digital hoje vivida, com acesso a uma explosão de informação e conteúdo na palma da mão, o livro didático é ainda um grande aliado no percurso de aprendizado dos nossos alunos, promovendo não apenas seu desenvolvimento cognitivo, mas também de tantas habilidades necessárias para seu futuro.”
Por:
Guilherme Gabriel
Assessor Pedagógico do Sistema de Ensino PH
@sistemadeensinoph
“O livro didático é uma ferramenta fundamental no processo Ensino-Aprendizagem, considerando que são construídos de forma a cumprir as diretrizes curriculares apresentando os objetos de conhecimento de forma didática e sistematizada para os estudantes.
O que permite que os próprios estudantes possa compreender a sequência lógica dos objetos do conhecimento dentro de cada uma das disciplinas e dessa forma organizem seu processo de aprendizagem.
Vale ressaltar, considerando os nossos tempos, que os livros didáticos se constituem como fontes confiáveis de informações.
Mesmo que exista abundância de informações na rede, ela nem sempre é confiável e muito menos se apresenta de forma coerente para quem pesquisa.
O livro didático não só é mais confiável, mas é também mais acessível para professores e estudantes.
Celebrar o livro didático é também celebrar um processo de Ensino-Aprendizagem mais consistente e eficiente.”
Por:
Lilian Vieira
Assessora Pedagógica do Sistema de Ensino Anglo
@sistemaanglo
O Sistema de Ensino Anglo sempre teve comprometimento com a elaboração de materiais que atendessem as demandas atuais de educação de seus alunos.
Esta nova coleção de Ensino Fundamental está estruturada para atender as demandas educacionais sem perder de vista a necessidade de pensar a formação dos alunos de maneira prospectiva ou seja, reconhecendo o presente e considerando o futuro.
A função da escola é articular os tempos, as mudanças, o desenvolvimento tecnológico e os desafios, entendendo a vida escolar como uma etapa importante do desenvolvimento humano, mas que não se encerra em si mesma.
Cada vez mais se espera que a escola e os professores ofereçam aos alunos subsídios para se tornarem sujeitos ativos no processo de construção de seus conhecimentos. Para isso eles precisam ser ensinados a desenvolverem habilidades que possibilitem a reflexão e a busca de soluções para os desafios com que serão confrontados ao longo da vida, sejam eles acadêmicos, sociais ou emocionais.
Sabemos que a educação hoje é pensar em três aspectos principais:
- Formação de valores que devem ser ensinados aos alunos, vivenciados e cobrados na aplicação de sua vida cotidiana.
- Busca de informações em diversas fontes: livros impressos e digitais, internet, diferentes suportes eletrônicos, troca de conhecimentos entre alunos e professores.
- Uso das informações de maneira reflexiva e crítica em prol de uma vida social mais democrática, justa, inclusiva e igualitária.
Pensando na complexidade destas questões entendemos que educar/ ensinar tomou proporções muito amplas.
Temos orgulho do material que apresentamos às escola parceiras, pois temos a certeza de que conseguimos dar o devido suporte aos professores e alunos.
Não é à toa que nosso material é o Sistema mais antigo do nosso país e o orgulho está na evolução acompanhando o tempo presente e preparado para o futuro.
Ensino Tá no DNA!