Qual a importância da Ludicidade na Educação Infantil?

O termo Ludicidade tem origem no latim “ludus” que significa jogo. O lúdico é muito usado na Educação Infantil, por meio de jogos e brincadeiras a criança aprende, desenvolve suas capacidades, estimula a imaginação e a fantasia, próprias do mundo infantil.

É dessa forma, que o conhecimento é absorvido de maneira leve e prazerosa, respeitando a individualidade de cada criança, de maneira que possam expressar seus sentimentos, emoções e desenvolver suas habilidades de socialização.

O Lúdico na educação infantil

O Lúdico tende a romper com a modalidade tradicional da escola, em que professor transmite o conteúdo e os alunos recebem o conhecimento.

A ludicidade na educação permite a interação entre o professor e o aluno e mais, permite que o aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva e o senso crítico, levando em consideração cada criança e suas experiências anteriores, responsáveis pelo seu desenvolvimento, que são base para o conteúdo ser absorvido.

O aprendizado lúdico é encontrado em jogos, brincadeiras, atividades musicais e na contação de histórias. A sala de aula também colabora para a ludicidade com as paredes coloridas, desenhos, brinquedos e materiais recicláveis acessíveis às crianças, e que estimula a fantasia e dá condições de aprender brincando.

Os jogos e brincadeiras na ludicidade

O desenvolvimento intelectual, físico e moral da criança, na ludicidade, é promovido pelos jogos e as brincadeiras.

E ainda, estimula a experimentação da vida real, como a cooperação, o trabalho em equipe e a socialização.

Você sabia que, além de tudo isso, a ludicidade contribui para que as crianças aprendam a obedecer às regras, a respeitar o seu momento e dos colegas, desenvolve a habilidade de comunicação e a exprimir seus sentimento e emoções?

Tenho certeza que não, e não para por aí! Com os jogos e as brincadeiras na educação infantil, a criança é estimulada a arriscar, criar e inovar. Também aprende a lidar com perdas e frustações e a desenvolver seu raciocínio lógico e ainda, as consequências das más escolhas.

O Euclides procura sempre inovar na forma de ensinar e de estimular seu aluno. Aqui, o nosso foco é formar jovens capazes de agir, reagir e de conquistar seus objetivos.

Ensino Tá no DNA!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Ultimos posts

Como controlar as emoções?

As crianças podem desenvolver habilidades emocionais, por meio de práticas específicas. E isso é muito importante, porque quando elas desenvolvem essas competências, elas têm uma melhor qualidade

Leia mais →