História

Escola dinâmica que educa para a vida

O Colégio Euclides da Cunha foi fundado em Madureira, na Rua Maria Freitas, 110, grupos 208, 403 e 406, no dia 05/03/1955, pelos professores Hélio Izidoro Ventura e Maria do Carmo de Andrade Ventura - como curso preparatório aos colégios oficiais. Cumprindo outra etapa do seu desenvolvimento em nova sede, na Rua Almirante Oliveira Pinto, n° 267 - Colégio, o Euclides da Cunha instalou os antigos cursos Primário e Ginasial de Comércio, estendendo-se para o curso noturno em 1968, com o Curso Técnico de Contabilidade e Ensino Supletivo. Com o advento da lei 5692/71, foram criados os cursos Técnicos de Assistente de Administração, Secretariado, Auxiliar de Patologia Clínica e Formação de Professores.

A Partir de 1973, iniciamos a construção da sede própria em terreno da rua Toriba, 22 - onde funciona hoje o pólo esportivo, com quadra poliesportiva, piscinas (infantil e adulto), salas de Judô e Jiu-Jitsu, sala de Jazz e Ballet. O Prédio escolar foi construído no terreno com entrada pela Estrada do Barro Vermelho, 1571, onde funciona hoje a parte administrativa do colégio, 16 salas de aula, laboratórios, sala de vídeo, biblioteca. Aproveitando a casa antiga já existente no terreno, foram feitas obras de adaptação no jardim "Sertãozinho do Euclides" para nossos "baixinhos", uma extensão de suas casas. Desde sua mudança para a sede própria e atual, o Euclides vem acompanhando a inserção da tecnologia na educação e oferecendo conforto, segurança e modernidade aos seus mais de mil alunos.

Hoje, todas as salas são climatizadas e a maioria possui data show (projetor de imagens e vídeo). A última novidade do Euclides foi a aquisição da Creche Escola Euclides da Cunha, em 2016, na Vila da Penha – Rua da Coragem, 341. Entramos com a política e paixão euclidiana, e o sucesso foi natural. O Colégio sempre primou pelo princípio de que o aluno se prepara através de um somatório de atividades, e de que educação é vida. Acreditamos na formação de indivíduos com poder de sociabilidade e interação, além de bagagem cultural. Por isso, ao lado das atividades curriculares, desenvolvemos atividades extraclasse, tais como: "Show de talentos", competições esportivas, festas folclóricas, feira da cultura, passeios pedagógicos, e tudo que possa enriquecer culturalmente nossos alunos. O Euclides está, há mais de 60 anos, educando e formando cidadãos prósperos de bem na Zona Norte carioca. Venha nos fazer uma visita!

Dona Maria do Carmo - Fundadora do Euclides