“Não se pode falar em Educação sem Amor”

“Não se pode falar em Educação sem Amor”

Paulo Freire

 

Inúmeros são os desafios do mundo globalizado, enquanto ciência e tecnologia avançam a passos largos, nos deparamos com uma crise social de tamanho gigantesco. Se existe alguma coisa mais abalada que a Educação, desconheço. Neste 15 de outubro dirijo-me aos colegas professores que mesmo diante de tantos desafios, permanecem na luta por amor, dirijo-me aos que como eu, amam o que fazem e se orgulham não só da profissão, mas da vida que escolheram para si.

Ser professor é muito mais que dar aula, é reconhecer-se no outro, é tentar entender com cautela cada aluno. É vibrar com as vitórias e sofrer com os erros, é entender que a desordem é necessária e que do caos saem ideias e mentes brilhantes. É competir todos os dias com os celulares, mas alegrar-se com as aulas participativas e com os debates bem sucedidos. É chegar em sala num dia ruim e sair sorrindo como se nada tivesse acontecido. É lidar com a “falta de educação”, com os feriados corrigindo provas, com as pilhas de trabalhos espalhados pela casa, é estressar-se e ainda assim não desistir, é encarar os desafios de peito aberto, mas com um medo danado de errar. Professor não pode errar, mas a gente erra, corrige e constrói tudo novamente.

Diante de todos os obstáculos encontrados nos dias atuais, acredito que a educação seja a grande chave do problema, numa sociedade repleta de desigualdades e num mundo cada vez mais injusto e feroz, só ela pode promover a real mudança. Somente a educação é libertária, somente ela é capaz de construir cidadãos críticos e conscientes, acima de tudo pessoas de bem, que reconheçam as diferenças, promovam a igualdade e lutem por um mundo melhor.

Ainda que em desprestígio, tenho certeza que como eu, você professor também vibra com a sua profissão. Todos imaginamos nossos alunos grandes, afinal, o quê serão quando crescerem? Será que se lembrarão de nós? Esperamos que sim, não é mesmo? Todos temos um professor na memória, alguém que nos marcou para a vida inteira e queremos ser justamente esse exemplo para eles. Não existe prazer maior que encontrar um aluno, anos depois formado e ele ainda lembrar da gente. Por isso depois disso tudo, eu parabenizo a nós, todos os guerreiros professores pelo brilhante trabalho realizado. Por dedicar anos de estudos à construção de conhecimento e a formação de cidadãos melhores. A aprendizagem é um processo longo e contínuo do qual orgulhosamente fazemos parte. Que não nos deixemos esmorecer, sigamos firma na luta! Avante!

Professora Liliane Ronquette

 

Compartilhe:

Posts recentes

field_blog_teaser_image_1

Show de Talentos 2017

Veja o que rolou no Show de Talentos 2017!

field_blog_teaser_image_1

Proclamação da República

Leia mais sobre essa data tão importante para o nosso país.

field_blog_teaser_image_1

“Não se pode falar em Educação sem Amor”

A nossa professora de geografia Liliane Ronquette expõe um pouco de sua opinião sobre a profissão para o Dia dos Mestres.